Literacia
Taxonomia
Código
Nota(s) de âmbito
- Mais recentemente temos usado a formulação literacia na designação dos projetos, em vez de conscientização, nomeadamente no já referido Programa Raízes, Chão e Horizontes, no qual, através da construção de diversificados Percursos e Círculos de Literacia Crítica e Recíproca, se pretende contribuir para uma educação outra, para uma praxis transformadora, para a qualidade de vida das populações e para o aprofundamento da democracia. Este Programa tem como objetivo geral promover uma participação crítica e criativa de jovens e adultos no espaço público, aprofundar valores e contribuir para a descoberta de talentos, saberes, competências e capacidades, muitas vezes escondidos e não mobilizadas. Como já referido, foi no âmbito deste Programa que surgiu o Projeto ECO (https://arquivo.graal.org.pt/index.php/projeto-eco) A literacia indica um processo fluido de aprendizagens sucessivas, um “processo permanente e contínuo de evolução” (Damásio, 2001: 127) na aquisição de competências, não apenas de escrita e leitura ou de outras formas de representação, por exemplo visual e mediática (ibid.: 125), mas também a competência de ação política na polis, como fim em si, possibilitando o treino das competências de falar e agir, de pensar com outros e outras.