Conscientização

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

  • • A filosofia de conscientização de Paulo Freire constitui uma referência incontornável no trabalho educativo com adultos/as jovens nos diferentes contextos do Movimento Graal. Todos esses trabalhos do Graal assentam implicitamente na filosofia e metodologia da conscientização deste pedagogo brasileiro e apenas variam em originalidade, conteúdo e grupos de participantes. O processo de conscientização supõe uma passagem da consciência ingénua, consciência difusa, submissa, não interrogativa, à consciência crítica, consciência capaz de problematizar a realidade, de fazer escolhas com vista à sua transformação. Segundo Freire (1971), a “conscientização é antes de mais um ato de conhecimento. Implica a revelação gradual da realidade (...)”. • O Graal tem uma história de projetos de conscientização e de ação sociocultural que remonta a 1968. Com efeito, foi nesse ano que se iniciou o trabalho de alfabetização. Desde logo grupos de pós-alfabetização e animação sociocultural tomaram igualmente forma, tendo como desafios múltiplas problemáticas. Ao longo dos anos, e até aos nossos dias, outros projetos se desenvolveram, concretizando-se em ações de sensibilização, formação e intervenção em diferentes contextos e com grupos do meio rural, do mundo profissional e universitário, grupos de mulheres etc (https://arquivo.graal.org.pt/index.php/educacao-e-literacia). • Uma outra linha do trabalho de conscientização realizado pelo Graal tem a ver com a mobilização do potencial transformador que pode ter a fé cristã. • Uma outra linha tem também a ver com a dimensão intrínseca do Graal como grupo de mulheres (também aqui a conscientização foi perspetiva e instrumento para mobilizar o potencial das mulheres tendo em vista a emergência da sua identidade especifica e a sua contribuição para uma outra ordem social e cultural (https://arquivo.graal.org.pt/index.php/graal-uma-historia-de-projetos-de-conscientizacao-1)

Nota(s) da fonte

    Mostrar nota(s)

      Termos hierárquicos

      Conscientização

        Termos equivalentes

        Conscientização

          Termos associados

          Conscientização

            10 Descrição arquivística resultados para Conscientização

            10 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
            Carta de Maria de Lourdes Pintasilgo a Paulo Freire
            PT GRAAL / CGP/M/04/8 · Documento · 1969-09-30
            Parte de Arquivo Graal Portugal

            Carta escrita por Maria de Lourdes Pintassilgo a Paulo Freire para colaborar com o Graal em Portugal, França e Holanda: trabalhar com jovens e adultos na alfabetização e conscientização social.

            Graal
            Carta de Paulo Freire
            PT GRAAL / CGP/M/04/9 · Documento · 1969-10-18
            Parte de Arquivo Graal Portugal

            Carta escrita por Paulo Freire Armandina da Conceição, Claudina M.Cipriano, Joaquina e Manuel Maria Coelho.

            Graal
            PT GRAAL / CGP/DH/MV/3 · Documento · 2017
            Parte de Arquivo Graal Portugal

            Artigo de Marijke de Koning, retirado da publicação "Diálogos Freireanos: a educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil"- Luís Alcoforado, Márcia Regina Barbosa, Denise Aparecida Brito Barreto (editores). Após 40 anos da visita de Paulo Freire à Universidade de Coimbra, foram colocados à disposição dos/as leitores/as trinta e dois textos que testemunham a produção cientifica das pessoas que abraçaram a problemática e o campo de práticas da Educação e Formação de Jovens e Adultos. Este artigo dá a conhecer a filosofia e as linhas de acção do Graal, traçando os marcos temporais que mapeiam o seu encontro com a pedagogia de Paulo Freire.

            Imprensa da Universidade de Coimbra
            Sobre os inicios do trabalho com Paulo Freire em Portugal
            PT GRAAL / CGP/M/04/13 · Documento · 2002
            Parte de Arquivo Graal Portugal

            Artigo de Marijke de Koning sobre o trabalho de Paulo Freire em Portugal e o contributo do Graal (in "Um caderno novo" edição: Instituto Paulo Freire de Portugal, Centro de Recursos Paulo Freire FPCE-UP; Colecção Querer Saber 1).

            Instituto Paulo Freire Portugal