Sobre o Arquivo

Disponibiliza-se aqui, em formato digital, a documentação produzida pelo Graal em Portugal, ao longo de mais de 65 anos de existência.

O Graal constituiu-se como Associação de Carácter Social e Cultural em 1977, sendo-lhe concedido o estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública em 1985 e reconhecido como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD).

A urgência deste arquivo passa pela convicção de que a vida de um movimento como o Graal tem de ter uma memória registada, sob pena de se perder a sua história tão rica e única. Como dizia frequentemente Maria de Lourdes Pintasilgo: “sem registo não há trabalho”.

Trata-se, naturalmente, de uma tarefa inacabada. Esperamos que a recolha e a digitalização de documentos que é possível disponibilizar neste momento permita uma imagem nítida da riqueza da história vivida; mas há certamente ainda muitos documentos dispersos – e lacunas várias que queremos poder vir a preencher.

No estado atual, o arquivo inclui, entre outros materiais: publicações de projetos, folhetos, brochuras, cartazes, relatórios de atividades, textos de reflexão espiritual, celebrações litúrgicas, orações, relatórios de encontros e de assembleias nacionais.

Estes documentos, disponíveis em vários formatos (texto, áudio, fotos, vídeo), estão divididos por quatro grandes áreas temáticas:
Dimensão Histórica
Espiritualidade
Mulheres
Dinâmicas de Mudança

Assente nos conceitos da descrição normalizada de arquivos definitivos, do acesso livre à informação e das humanidades digitais, o projeto visa usar as potencialidades das tecnologias da informação e da comunicação, com recurso ao software AtoM (https://www.accesstomemory.org/), para alcançar a valorização e salvaguarda do património documental português, contribuindo para a fruição cultural desse património, para a memória histórica e para a promoção e disseminação do conhecimento à escala global.
A informação aqui disponibilizada é de acesso livre para efeitos de consulta e investigação científica. No entanto, a reprodução dos objetos digitais depende da autorização da instituição detentora dos respetivos fundos arquivísticos

Para mais informações entre em CONTACTO connosco

Equipa Responsável
Fátima Grácio
Marijke de Koning
Susana Lourenço
Eliana Madeira