Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
Nível de descrição
Série
Dimensão e suporte
Zona do contexto
Nome do produtor
História administrativa
Presente em todos os continentes, o Graal é um movimento internacional de raiz cristã, aberto a outras tradições numa busca espiritual.
O movimento chegou a Lisboa, em 1957, com Maria de Lourdes Pintasilgo e Teresa Santa Clara Gomes, estabelecendo-se depois em Coimbra e Portalegre.
Nos seus mais de 60 anos de experiência na dinamização e organização de iniciativas, o Graal tem procurado proporcionar à sociedade portuguesa, e em particular às mulheres, condições de valorização e educação permanente que conduzam ao desenvolvimento de competências pessoais e sociais, de análise crítica e de mobilização para uma intervenção transformadora, bem como contextos de aprofundamento da fé e de partilha espiritual e comunitária.
Nos últimos anos, o Graal tem promovido programas e projectos que visam a igualdade de oportunidades entre as mulheres e os homens, o reforço do papel das mulheres na liderança e tomada de decisão, a luta contra todas as discriminações, a educação para uma sociedade multicultural e para a cidadania planetária, a reflexão sobre o desenvolvimento e a cooperação com países africanos de língua oficial portuguesa.
O Graal constituiu-se como Associação de Carácter Social e Cultural em 1977, sendo-lhe reconhecido o estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública em 1985.
É igualmente reconhecido como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), integra a Plataforma das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento e a Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR). É membro fundador da Plataforma para os Direitos das Mulheres (PpDM), tem assento no Conselho Consultivo da Comissão para a Igualdade de Género (CIG) e no Conselho Económico e Social (CES). Integra a Rede Cuidar da Casa Comum e a Conferência Nacional de Apostolado de Leigos (CNAL).
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A Série Educação e Literacia refere-se sobretudo a documentação relativa ao envolvimento do Graal em programas de formação humana e cristã da mulher em ordem do desenvolvimento social da comunidade, sobretudo a rural, e à criação ou melhoramento das condições espirituais de recetividade à ação pastoral propriamente dita.
Fortemente ligado ao exercício de uma cidadania ativa, o Graal põe na ação das mulheres e, em particular, das universitárias, um papel de mediação, particularmente com grupos sociais menos favorecidos.
Daí a opção por colocar esta subsérie sob o chapéu da Secção "Transformação do Mundo", ainda que atravesse Mulheres e Espiritualidade com programas de evangelização e alfabetização sobre o método de Paulo Freire e o seu conceito de conscientização.