Documento composto 10 - Training for transformation

Relatório da equipa do Training for Transformation (2013) Educação para a transformação. Desenvolvimento comunitário (diagnóstico nas dioceses Lwena e Saur... Mozambique Angola Projet. Mid-year report 2013 Compilação de Material de Apoio à Formação  “Educação para a Transformação”  Benguela, 5 a 9 de M... Training for transformation: Mid-year report 2015 Training for transformation: a programme of the Grail Centre Trust Training for transformation: from programme to new global NPC 1

Zona de identificação

Código de referência

PT GRAAL / CGP/M/01/10

Título

Training for transformation

Data(s)

  • 2004 - 2015 (Produção)

Nível de descrição

Documento composto

Dimensão e suporte

PDFs

Zona do contexto

Nome do produtor

(1957)

História administrativa

Presente em todos os continentes, o Graal é um movimento internacional de raiz cristã, aberto a outras tradições numa busca espiritual.
O movimento chegou a Lisboa, em 1957, com Maria de Lourdes Pintasilgo e Teresa Santa Clara Gomes, estabelecendo-se depois em Coimbra e Portalegre.
Nos seus mais de 60 anos de experiência na dinamização e organização de iniciativas, o Graal tem procurado proporcionar à sociedade portuguesa, e em particular às mulheres, condições de valorização e educação permanente que conduzam ao desenvolvimento de competências pessoais e sociais, de análise crítica e de mobilização para uma intervenção transformadora, bem como contextos de aprofundamento da fé e de partilha espiritual e comunitária.

Nos últimos anos, o Graal tem promovido programas e projectos que visam a igualdade de oportunidades entre as mulheres e os homens, o reforço do papel das mulheres na liderança e tomada de decisão, a luta contra todas as discriminações, a educação para uma sociedade multicultural e para a cidadania planetária, a reflexão sobre o desenvolvimento e a cooperação com países africanos de língua oficial portuguesa.

O Graal constituiu-se como Associação de Carácter Social e Cultural em 1977, sendo-lhe reconhecido o estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública em 1985.

É igualmente reconhecido como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), integra a Plataforma das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento e a Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR). É membro fundador da Plataforma para os Direitos das Mulheres (PpDM), tem assento no Conselho Consultivo da Comissão para a Igualdade de Género (CIG) e no Conselho Económico e Social (CES). Integra a Rede Cuidar da Casa Comum e a Conferência Nacional de Apostolado de Leigos (CNAL).

Entidade detentora

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

"Training for transformation" enquadra-se no trabalho de formação do Graal com o objetivo de proporcionar condições de valorização pessoal e de educação permanente a mulheres de todas as condições sociais.
O Graal internacional, particularmente em Portugal, incorporou na sua intervenção, ao longo dos últimos 50 anos, perspectivas e métodos de diferentes autores, nomeadamente de Paulo Freire e de Franco Ferraroti no que concerne à acção formativa e no trabalho de base com as comunidades.
Inspirado na sua filosofia e pedagogia de conscientização, o Graal encontra a fundamentação da sua acção formativa na convicção de que cada pessoa é sujeito da sua própria história e que a sua intervenção crítica e criativa muda e recria a história colectiva.
O Graal considera que toda e qualquer acção de educação/formação:
• é um processo dinâmico e contínuo que atravessa todas as etapas da vida;
• combina as dinâmicas de auto-formação, co-formação e eco-formação;
• implica uma dialéctica permanente entre prática e teoria, entre acção e reflexão;
• é um motor de criatividade pessoal e colectiva tendo em vista a transformação do sujeito e da realidade.
O objectivo da acção formativa do Graal é contribuir para despertar a consciência crítica do sujeito, mormente das mulheres, para uma melhor compreensão dos respectivos contextos, com vista a um ‘empowerment’ pessoal, a um compromisso e a um empenhamento transformadores da realidade.
Em países como a África do Sul, o Graal criou um Instituto, o Training for Transformation Institute, em Kleinmond, Cidade do Cabo, trabalho desenvolvido por Anne Hope e Sally Timel, reconhecido pelo Development Studies Centre, Kimmage College, Dublin, Irlanda, instituição que confere os respectivos diplomas.

A existência de inúmeros materiais escritos e audiovisuais, de carácter pedagógico e didáctico, destinados à formação de adultos, elaborados pelo Graal, têm-se revelado úteis e acessíveis no trabalho de desenvolvimento comunitário. Do mesmo modo, as lições retiradas das boas práticas dos profissionais das áreas sociais nas comunidades locais onde o Graal tem realizado a sua acção, comprovam o êxito destes programas de aprendizagem.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Instrumento de pesquisa gerado

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Zona da incorporação

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados