Documento composto 10 - MAP (Mozambique Angola Project)

Relatório da equipa do Training for Transformation (2013) Educação para a transformação. Desenvolvimento comunitário (diagnóstico nas dioceses Luena e Saur... Compilação de Material de Apoio à Formação  “Educação para a Transformação”  Benguela, 5 a 9 de M... Training for transformation: Mid-year report 2015 Training for transformation: a programme of the Grail Centre Trust Training for transformation: from programme to new global NPC 1

Identificatie

referentie code

PT GRAAL / CGP/M/01/10

Titel

MAP (Mozambique Angola Project)

Datum(s)

Beschrijvingsniveau

Documento composto

Omvang en medium

PDFs

Context

Naam van de archiefvormer

(1957)

Institutionele geschiedenis

Presente em todos os continentes, o Graal é um movimento internacional de raiz cristã, aberto a outras tradições numa busca espiritual.
O movimento chegou a Lisboa, em 1957, com Maria de Lourdes Pintasilgo e Teresa Santa Clara Gomes, estabelecendo-se depois em Coimbra e Portalegre.
Nos seus mais de 60 anos de experiência na dinamização e organização de iniciativas, o Graal tem procurado proporcionar à sociedade portuguesa, e em particular às mulheres, condições de valorização e educação permanente que conduzam ao desenvolvimento de competências pessoais e sociais, de análise crítica e de mobilização para uma intervenção transformadora, bem como contextos de aprofundamento da fé e de partilha espiritual e comunitária.

Nos últimos anos, o Graal tem promovido programas e projectos que visam a igualdade de oportunidades entre as mulheres e os homens, o reforço do papel das mulheres na liderança e tomada de decisão, a luta contra todas as discriminações, a educação para uma sociedade multicultural e para a cidadania planetária, a reflexão sobre o desenvolvimento e a cooperação com países africanos de língua oficial portuguesa.

O Graal constituiu-se como Associação de Carácter Social e Cultural em 1977, sendo-lhe reconhecido o estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública em 1985.

É igualmente reconhecido como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), integra a Plataforma das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento e a Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR). É membro fundador da Plataforma para os Direitos das Mulheres (PpDM), tem assento no Conselho Consultivo da Comissão para a Igualdade de Género (CIG) e no Conselho Económico e Social (CES). Integra a Rede Cuidar da Casa Comum e a Conferência Nacional de Apostolado de Leigos (CNAL).

archiefbewaarplaats

Geschiedenis van het archief

Directe bron van verwerving of overbrenging

Inhoud en structuur

Bereik en inhoud

Projecto MAP - Formação de Agentes de Desenvolvimento Comunitário, teve como objectivo geral contribuir para a erradicação da pobreza e da fome e para a promoção do desenvolvimento sustentável, através da capacitação de líderes de comunidades e de profissionais que trabalhassem em organizações locais, nomeadamente mulheres, de modo a tornarem se agentes de desenvolvimento comunitário, em Angola e em Moçambique. Este projecto surgiu de um consórcio entre o Graal em Portugal, o Graal em Moçambique e o The Grail in South Africa e teve a duração de 3 anos (Julho de 2013 a Julho de 2016). O projecto MAP teve inicio a partir de dois pedidos de treino de competências feitos pelo Bispo da Diocese do Luena (ao Graal em Portugal) e pelo Bispo da Diocese da Beira (ao Graal em Moçambique), em 2012, e do desejo, de partilhar e aplicar a metodologia do TFT (Training for Transformation) em países africanos de língua oficial portuguesa. A primeira experiência em Angola teve lugar entre Janeiro e Fevereiro de 2013 e a segunda experiência teve lugar entre Abril e Maio de 2014. Esta formação foi realizada através da aplicação das propostas metodológicas do Training for Transformation (TfT) - uma metodologia concebida por duas membros do Graal Internacional, aplicada em países africanos de língua inglesa, desde1973, reconhecida e certificada pelo Kimmage Development Studies Centre (Dublin, Irlanda).

Waardering, vernietiging en slectie

Aanvullingen

Ordeningstelsel

Voorwaarden voor raadpleging

Voorwaarden voor reproductie

Taal van het materiaal

Schrift van het materiaal

Taal en schrift aantekeningen

Fysieke eigenschappen en technische eisen

Toegangen

Generated finding aid

Verwante materialen

Bestaan en verblifplaats van originelen

Bestaan en verblijfplaats van kopieën

Related units of description

Aantekeningen

Alternative identifier(s)

Trefwoorden

Geografische trefwoorden

Naam ontsluitingsterm

Genre access points

Beschrijvingsbeheer

Identificatie van de beschrijving

Identificatiecode van de instelling

Toegepaste regels en/of conventies

Status

Niveau van detaillering

Verwijdering van datering archiefvorming

Taal (talen)

Schrift(en)

Bronnen

Voorwaarden voor raadpleging en gebruik

Related people and organizations

Related genres

Related places