Projeto ECO

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  • O Projeto ECO - Encontro com o Outro: Afeto Inclusivo e Cidadania Ativa - envolveu jovens da Golegã e de concelhos limítrofes e a sua ação baseou-se na promoção de valores democráticos, de tolerância e de luta contra as discriminações entre o público juvenil, abordando questões como a violência na linguagem, ódio e intolerância, violência nas relações de género, ausência de um projeto de vida. O ECO surgiu de uma parceria com o Agrupamento de Escolas da Golegã, Azinhaga e Pombalinho, Câmara Municipal da Golegã e Agrotejo, partiu das preocupações e ideias do grupo de jovens envolvido, empenhado em impactar positivamente as suas comunidades.

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Apresentação pública do projeto ECO

Apresentação pública do projeto ECO - Encontro com o outro: afeto inclusivo e cidadania ativa que decorreu no dia 15 de Outubro, no auditório Equuspolis, na Golegã.
Este projeto é uma iniciativa do Graal em parceria com o Agrupamento de Escolas da Golegã, Azinhaga e Pombalinho, Câmara Municipal da Golegã e Agrotejo (União Agrícola Norte e Vale do Tejo),e apoio da Fundação C. Gulbenkian.

Graal

Echo: Encounter with the other educational paths with youngsters and adults

Caderno produzido no Projeto " Encontro com o Outro: Afeto Inclusivo e Cidadania Ativa" do Movimento do GRAAL, realizado na Golegã, em parceria com o Agrupamento de Escolas da Golegã, Azinhaga e Pombalinho, Câmara Municipal da Golegã e Agrotejo (União Agrícola Norte e Vale do Tejo) inscreve-se nos objetivos do Programa Cidadania Ativa( EEA Grants e Fundação C. Gulbenkian).
Tendo como grupo-alvo os jovens da Golegã e concelhos limítrofes (estes últimos numa 2ª fase), o Projeto teve como objetivo principal a promoção de valores democráticos, de tolerância e de luta contra as discriminações entre o público juvenil – do 9º ao 12º ano – do Agrupamento de Escolas acima indicado, e envolvendo outros jovens da Golegã.
O Projeto emerge de uma auscultação e caracterização do contexto local com especial incidência nos problemas juvenis tal como foram enunciados pelos/as professores/as: violência na linguagem, ódio e intolerância, violência nas relações de género, ausência de um projeto de vida. Terá uma especial incidência nas questões do “afeto inclusivo” e “cidadania ativa” (incluindo “arte cidadã”) – conceitos teóricos a explorar a partir de um trabalho experimental e de reconceptualização -, através da introdução de ateliers de educação não-formal.
o Projeto utilizou uma metodologia de “aprendizagem pela conversa ” (potenciando o verbo “incluir”), já que é em relações de afeto que as pessoas aprendem como se podem relacionar de uma forma ética com a alteridade.
A produção deste caderno tem como finalidade a possibilidade de o modelo de formação proposto ser replicado em outras escolas do país mas, também em contextos internacionais onde o movimento do GRAAL está presente: outros países da Europa, com especial relevo para Holanda, nos PALOPs, Brasil, e em países africanos com especial relevo para a Uganda e a Africa do Sul. Simultaneamente as versões em inglês podem ser disponibilizados através de possíveis parcerias a realizar no âmbito do Programa Cidadania Ativa.

Graal

Ecoando com e para jovens que criam a diferença

Este livro foi criado no âmbito do Projeto ECO e destina-se a jovens.
É o testemunho de jovens que viveram uma experiência no seu próprio lugar de vida: o que é e o que foi o projeto ECO.

Graal

Encontro com o outro, trajetos de educação de jovens e adultos

Caderno produzido no Projeto " Encontro com o Outro: Afeto Inclusivo e Cidadania Ativa" do Movimento do GRAAL, realizado na Golegã, em parceria com o Agrupamento de Escolas da Golegã, Azinhaga e Pombalinho, Câmara Municipal da Golegã e Agrotejo (União Agrícola Norte e Vale do Tejo) inscreve-se nos objetivos do Programa Cidadania Ativa( EEA Grants e Fundação C. Gulbenkian).
Tendo como grupo-alvo os jovens da Golegã e concelhos limítrofes (estes últimos numa 2ª fase), o Projeto teve como objetivo principal a promoção de valores democráticos, de tolerância e de luta contra as discriminações entre o público juvenil – do 9º ao 12º ano – do Agrupamento de Escolas acima indicado, e envolvendo outros jovens da Golegã.
O Projeto emerge de uma auscultação e caracterização do contexto local com especial incidência nos problemas juvenis tal como foram enunciados pelos/as professores/as: violência na linguagem, ódio e intolerância, violência nas relações de género, ausência de um projeto de vida. Terá uma especial incidência nas questões do “afeto inclusivo” e “cidadania ativa” (incluindo “arte cidadã”) – conceitos teóricos a explorar a partir de um trabalho experimental e de reconceptualização -, através da introdução de ateliers de educação não-formal.
o Projeto utilizou uma metodologia de “aprendizagem pela conversa ” (potenciando o verbo “incluir”), já que é em relações de afeto que as pessoas aprendem como se podem relacionar de uma forma ética com a alteridade.
A produção deste caderno tem como finalidade a possibilidade de o modelo de formação proposto ser replicado em outras escolas do país mas, também em contextos internacionais onde o movimento do GRAAL está presente: outros países da Europa, com especial relevo para Holanda, nos PALOPs, Brasil, e em países africanos com especial relevo para a Uganda e a Africa do Sul. Simultaneamente as versões em inglês podem ser disponibilizados através de possíveis parcerias a realizar no âmbito do Programa Cidadania Ativa.

Graal