Proposta para a celebração do Pentecostes 2013: foram publicados no site do GRAAL (http://www.graal.org.pt) seis textos, um em cada semana até ao Pentecostes, que, através de diferentes vozes, nos interpelem a novas e verdadeiras vias de ressurreição. Para ajudar à interiorização do texto sugeriu-se a escrita de um haiku.
"Pôr-se a caminho é uma proposta de peregrinação interior ao longo de quatro semanas que nos preparam para a celebração do Nascimento de Jesus." Proposta e programa de oração e reflexão durante as 4 semanas do Advento que culminou com um encontro na Golegã.
"A Gente" é um texto produzido por uma participante do Graal, Maria Antónia Coutinho, no âmbito do Encontro de Cristãos no ano de 1981 por altura do Advento. A subjetividade do texto, escrito tendo por base uma personagem generalista (a Gente), remete para uma interpretação ambígua do conteúdo e objetivo do mesmo. Sabe se que foi utilizado no Encontro de Cristãos no Liceu Camões em Lisboa, um encontro de Cristãos onde ainda se bebia o espírito de uma revolução recente (25 de Abril de 1974) no conteùdo e na forma da escrita. "A Gente" poderá ser o Advento nessa sua missão de renascer, surgir de novo; poderão ser esses "novos cristãos", filhos de uma época de "transformação"; poderá ser uma sociedade em transformação, em mudança .....em metamorfose (como se lê a certa altura no texto). Uma "Gente" adormecida que desperta para um outro modo de vida, "a vida que vivia com outra gente"......poderá ser também a "gente" do Graal, o encantamento, o desafio, a novidade, a nova comunidade. Este texto foi utilizado em campos de férias do Graal e outras atividades, nomeadamente em escolas.