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Descrição arquivística
Koning, Marijke de Com objeto digital
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Aprendizagem pela conversa

Folheto do workshop "Aprendizagem pela conversa" realizado nos dias 9 e 23 de Maio no Centro do Graal em Lisboa. Objetivo: conhecer os fundamentos teóricos da metodologia da aprendizagem pela
conversa e apropriar-se de orientações gerais para a implementação da metodologia.

Aprendizagem pela conversa

Resumo do Workshop promovido pelo grupo Espiral, Graal de Coimbra, na Casa da Esquina, a 18 de Junho de 2016, onde se debate e reflete sobre "qual o ‘tom’ de uma espiritualidade Graal?" Foi realizado no âmbito do programa "Raízes, Chão e Horizontes - Círculos e Percursos de Literacia Criativa e Recíproca" (programa iniciado em 2012 no Centro do Graal na Golegã).

Graal

Apresentação pública do projeto ECO

Apresentação pública do projeto ECO - Encontro com o outro: afeto inclusivo e cidadania ativa que decorreu no dia 15 de Outubro, no auditório Equuspolis, na Golegã.
Este projeto é uma iniciativa do Graal em parceria com o Agrupamento de Escolas da Golegã, Azinhaga e Pombalinho, Câmara Municipal da Golegã e Agrotejo (União Agrícola Norte e Vale do Tejo),e apoio da Fundação C. Gulbenkian.

Graal

Echo: Encounter with the other educational paths with youngsters and adults

Caderno produzido no Projeto " Encontro com o Outro: Afeto Inclusivo e Cidadania Ativa" do Movimento do GRAAL, realizado na Golegã, em parceria com o Agrupamento de Escolas da Golegã, Azinhaga e Pombalinho, Câmara Municipal da Golegã e Agrotejo (União Agrícola Norte e Vale do Tejo) inscreve-se nos objetivos do Programa Cidadania Ativa( EEA Grants e Fundação C. Gulbenkian).
Tendo como grupo-alvo os jovens da Golegã e concelhos limítrofes (estes últimos numa 2ª fase), o Projeto teve como objetivo principal a promoção de valores democráticos, de tolerância e de luta contra as discriminações entre o público juvenil – do 9º ao 12º ano – do Agrupamento de Escolas acima indicado, e envolvendo outros jovens da Golegã.
O Projeto emerge de uma auscultação e caracterização do contexto local com especial incidência nos problemas juvenis tal como foram enunciados pelos/as professores/as: violência na linguagem, ódio e intolerância, violência nas relações de género, ausência de um projeto de vida. Terá uma especial incidência nas questões do “afeto inclusivo” e “cidadania ativa” (incluindo “arte cidadã”) – conceitos teóricos a explorar a partir de um trabalho experimental e de reconceptualização -, através da introdução de ateliers de educação não-formal.
o Projeto utilizou uma metodologia de “aprendizagem pela conversa ” (potenciando o verbo “incluir”), já que é em relações de afeto que as pessoas aprendem como se podem relacionar de uma forma ética com a alteridade.
A produção deste caderno tem como finalidade a possibilidade de o modelo de formação proposto ser replicado em outras escolas do país mas, também em contextos internacionais onde o movimento do GRAAL está presente: outros países da Europa, com especial relevo para Holanda, nos PALOPs, Brasil, e em países africanos com especial relevo para a Uganda e a Africa do Sul. Simultaneamente as versões em inglês podem ser disponibilizados através de possíveis parcerias a realizar no âmbito do Programa Cidadania Ativa.

Graal

Ecoando com e para jovens que criam a diferença

Este livro foi criado no âmbito do Projeto ECO e destina-se a jovens.
É o testemunho de jovens que viveram uma experiência no seu próprio lugar de vida: o que é e o que foi o projeto ECO.

Graal

Encontro com o outro, trajetos de educação de jovens e adultos

Caderno produzido no Projeto " Encontro com o Outro: Afeto Inclusivo e Cidadania Ativa" do Movimento do GRAAL, realizado na Golegã, em parceria com o Agrupamento de Escolas da Golegã, Azinhaga e Pombalinho, Câmara Municipal da Golegã e Agrotejo (União Agrícola Norte e Vale do Tejo) inscreve-se nos objetivos do Programa Cidadania Ativa( EEA Grants e Fundação C. Gulbenkian).
Tendo como grupo-alvo os jovens da Golegã e concelhos limítrofes (estes últimos numa 2ª fase), o Projeto teve como objetivo principal a promoção de valores democráticos, de tolerância e de luta contra as discriminações entre o público juvenil – do 9º ao 12º ano – do Agrupamento de Escolas acima indicado, e envolvendo outros jovens da Golegã.
O Projeto emerge de uma auscultação e caracterização do contexto local com especial incidência nos problemas juvenis tal como foram enunciados pelos/as professores/as: violência na linguagem, ódio e intolerância, violência nas relações de género, ausência de um projeto de vida. Terá uma especial incidência nas questões do “afeto inclusivo” e “cidadania ativa” (incluindo “arte cidadã”) – conceitos teóricos a explorar a partir de um trabalho experimental e de reconceptualização -, através da introdução de ateliers de educação não-formal.
o Projeto utilizou uma metodologia de “aprendizagem pela conversa ” (potenciando o verbo “incluir”), já que é em relações de afeto que as pessoas aprendem como se podem relacionar de uma forma ética com a alteridade.
A produção deste caderno tem como finalidade a possibilidade de o modelo de formação proposto ser replicado em outras escolas do país mas, também em contextos internacionais onde o movimento do GRAAL está presente: outros países da Europa, com especial relevo para Holanda, nos PALOPs, Brasil, e em países africanos com especial relevo para a Uganda e a Africa do Sul. Simultaneamente as versões em inglês podem ser disponibilizados através de possíveis parcerias a realizar no âmbito do Programa Cidadania Ativa.

Graal

Entre o local e o Global: Quem tem mercy of us ?

Artigo retirado da publicação "CESContexto Nº 8, novembro de 2014, Visões de Justiça a partir das Teologias Feministas
“... que não haja indigentes entre vós.” –da dignidade e do porvir”, Organização: Teresa Toldy e Fernanda Henriques.
A Cescontexto é uma publicação online, em acesso aberto, de resultados de investigação e de eventos científicos realizados pelo Centro de Estudos Sociais (CES).
A Cescontexto tem duas linhas de edição distintas:
a) a linha “Debates”, orientada para a memória escrita de eventos dinamizados pelo CES ou em que o CES foi parceiro.
b) a linha “Estudos” (descontinuada), orientada para a publicação de relatórios de investigação produzidos por equipas do CES ou em que o CES foi parceiro.
Os textos aqui apresentados resultam do III Colóquio Internacional de Teologias Feministas, organizado pela Associação Portuguesa de Teologias Feministas, em parceria com o POLICREDOS. O tema escolhido para o colóquio relaciona-se com a situação de crise vivida actualmente e com a relevância de uma reflexão teológica feminista sobre o mesmo. O colóquio pretendia, pois, “trazer à luz e à fala discursos, práticas e reflexões de teologias feministas sobre a justiça enquanto lugar de dignidade, de denúncia do presente e de esperança para o futuro.”
Este artigo em particular de Marijke de Koning fala nos de consequâncias da crença, da teologia e das representações de Deus para diversas situações existenciais nas quais se experimenta a vulnerabilidade, o desejo, de futuro, a compaixão....através de dois relatos de projetos de mulheres na área da educação não formal e a experiência da despedida voluntária da vida de uma sua amiga.

CES

Grail Reader 1 (1967-1993)

Documento constituído por uma seleção de materiais (textos) usados para reflexão no Programa de Verão Internacional do Graal em Sigtuna, Suécia entre 16 e 21 de Julho de 1996.
Este documento foi publicado em 2011, ano em que o Movimento Graal celebrava o seu 90ª aniversário. Reflete a sua história e missão através da compilação de vários textos retirados de publicações do Graal internacional.

Graal

Para uma educação inspirada por Paulo Freire: das tarefas infinitas

Artigo de Marijke de Koning, retirado da publicação "Diálogos Freireanos: a educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil"- Luís Alcoforado, Márcia Regina Barbosa, Denise Aparecida Brito Barreto (editores). Após 40 anos da visita de Paulo Freire à Universidade de Coimbra, foram colocados à disposição dos/as leitores/as trinta e dois textos que testemunham a produção cientifica das pessoas que abraçaram a problemática e o campo de práticas da Educação e Formação de Jovens e Adultos. Este artigo dá a conhecer a filosofia e as linhas de acção do Graal, traçando os marcos temporais que mapeiam o seu encontro com a pedagogia de Paulo Freire.

Imprensa da Universidade de Coimbra

Rede de mulheres 25 anos depois.

Com este artigo pretende-se, no âmbito do projeto "Rede de Mulheres 25 anos Depois", contribuir para o registo de uma experiência-piloto de trabalho em rede, feita por mulheres, no inicio dos anos 80, em Portugal. Este projeto é a primeira fase de um programa transnacional de investigação-acção sobre a liderança de mulheres.

Fundação Cuidar o Futuro

Sobre os inicios do trabalho com Paulo Freire em Portugal

Artigo de Marijke de Koning sobre o trabalho de Paulo Freire em Portugal e o contributo do Graal (in "Um caderno novo" edição: Instituto Paulo Freire de Portugal, Centro de Recursos Paulo Freire FPCE-UP; Colecção Querer Saber 1).

Instituto Paulo Freire Portugal

Tecendo redes de liderança: introdução

Introdução do livro "ReInventando lideranças; Género, Educação e Poder" resultado da (re) criação de algumas das comunicações apresentadas no Simpósio Internacional com o mesmo nome. Oganizado por iniciativa da Fundação Cuidar o Futuro no âmbito do seu Programa de Investigação e Intervenção Literacia, Mulheres , Liderança e no qual se pretendeu constituir um espaço de reflexão e de análise plural de lideranças legitimadas e de lideranças emergentes que desafiam caminhos de legitimação. Discutir a questão das lideranças das mulheres adquire ainda maior sentido num tempo em que estas ocupam lugar significativo no espaço público.

Fundação Cuidar o Futuro