Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1994-10-15 (Creación)
Nivel de descripción
Unidad documental compuesta
Volumen y soporte
1 PDF
Área de contexto
Nombre del productor
Historia administrativa
Presente em todos os continentes, o Graal é um movimento internacional de raiz cristã, aberto a outras tradições numa busca espiritual.
O movimento chegou a Lisboa, em 1957, com Maria de Lourdes Pintasilgo e Teresa Santa Clara Gomes, estabelecendo-se depois em Coimbra e Portalegre.
Nos seus mais de 60 anos de experiência na dinamização e organização de iniciativas, o Graal tem procurado proporcionar à sociedade portuguesa, e em particular às mulheres, condições de valorização e educação permanente que conduzam ao desenvolvimento de competências pessoais e sociais, de análise crítica e de mobilização para uma intervenção transformadora, bem como contextos de aprofundamento da fé e de partilha espiritual e comunitária.
Nos últimos anos, o Graal tem promovido programas e projectos que visam a igualdade de oportunidades entre as mulheres e os homens, o reforço do papel das mulheres na liderança e tomada de decisão, a luta contra todas as discriminações, a educação para uma sociedade multicultural e para a cidadania planetária, a reflexão sobre o desenvolvimento e a cooperação com países africanos de língua oficial portuguesa.
O Graal constituiu-se como Associação de Carácter Social e Cultural em 1977, sendo-lhe reconhecido o estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública em 1985.
É igualmente reconhecido como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), integra a Plataforma das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento e a Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR). É membro fundador da Plataforma para os Direitos das Mulheres (PpDM), tem assento no Conselho Consultivo da Comissão para a Igualdade de Género (CIG) e no Conselho Económico e Social (CES). Integra a Rede Cuidar da Casa Comum e a Conferência Nacional de Apostolado de Leigos (CNAL).
Institución archivística
Historia archivística
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Discurso de Maria de Lourdes Pintassilgo na Assembleia Geral Nacional do Graal na Golegã a 15 de Outubro de1994.
Numa tentativa de auscultar o que se passa no Mundo, de revelar a "agenda do mundo" Maria de Lourdes Pintasilgo baseia se nas últimas conferências das Nações Unidas e aborda os temas presentes à escala internacional, como sejam o da pobreza mundial, da densidade populacional e sobrepopulação, das mulheres e o controlo da fertilidade, da educação, da qualidade de vida e desenvolvimento, do emprego, das mulheres como força social, da cidadania, do conceito de sociedade civil e de uma economia ao serviço das pessoas.
ONU, 1992, Rio de Janeiro: Ambiente e Desenvolvimento
Cairo, 1994, População e Desenvolvimento
Beijing, 1995, será sobre a paz e a contribuição das mulheres para a paz e para o desenvolvimento e contra a violência em relação às mulheres, etc.
Istambul, 1996, Habitat (cidades)
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Condiciones de acceso
Condiciones
Idioma del material
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Generated finding aid
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
- Pintasilgo, Maria de Lourdes (Materia)
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
Idioma(s)
Escritura(s)
Fuentes
Objeto digital metadatos
Nombre del archivo
MLP_AG_1994_3.MP3
Latitude
Longitude
Tipo de soporte
Audio
Tipo de documento MIME
audio/mpeg