"A Gente" é um texto produzido por uma participante do Graal, Maria Antónia Coutinho, no âmbito do Encontro de Cristãos no ano de 1981 por altura do Advento. A subjetividade do texto, escrito tendo por base uma personagem generalista (a Gente), remete para uma interpretação ambígua do conteúdo e objetivo do mesmo. Sabe se que foi utilizado no Encontro de Cristãos no Liceu Camões em Lisboa, um encontro de Cristãos onde ainda se bebia o espírito de uma revolução recente (25 de Abril de 1974) no conteùdo e na forma da escrita. "A Gente" poderá ser o Advento nessa sua missão de renascer, surgir de novo; poderão ser esses "novos cristãos", filhos de uma época de "transformação"; poderá ser uma sociedade em transformação, em mudança .....em metamorfose (como se lê a certa altura no texto).
Uma "Gente" adormecida que desperta para um outro modo de vida, "a vida que vivia com outra gente"......poderá ser também a "gente" do Graal, o encantamento, o desafio, a novidade, a nova comunidade.
Este texto foi utilizado em campos de férias do Graal e outras atividades, nomeadamente em escolas.
2 resultados com objetos digitais
Mostrar resultados com objetos digitais
Documento
·
1981-11-29
Parte de Arquivo Graal Portugal
Documento
Parte de Arquivo Graal Portugal
Texto de Maria Antónia Coutinho sobre Maria de Lourdes Pintasilgo, na publicação "Faces de Eva: Estudos sobre a Mulher". Nas palavras da própria : "Esta contribuição propõe uma leitura do pensamento de Maria de Lourdes Pintasilgo: percorrendo, de forma não sistemática, alguns dos textos disponíveis, o objetivo será evidenciar as grandes linhas de força do seu pensamento, relativamente à forma como encarou as mulheres, na complexidade e na interdependência do mundo, da sociedade, da política ou mesmo da vida".