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Graal Koning, Marijke de
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Grail Reader 1 (1967-1993)

Documento constituído por uma seleção de materiais (textos) usados para reflexão no Programa de Verão Internacional do Graal em Sigtuna, Suécia entre 16 e 21 de Julho de 1996.
Este documento foi publicado em 2011, ano em que o Movimento Graal celebrava o seu 90ª aniversário. Reflete a sua história e missão através da compilação de vários textos retirados de publicações do Graal internacional.

Graal

Apresentação pública do projeto ECO

Apresentação pública do projeto ECO - Encontro com o outro: afeto inclusivo e cidadania ativa que decorreu no dia 15 de Outubro, no auditório Equuspolis, na Golegã.
Este projeto é uma iniciativa do Graal em parceria com o Agrupamento de Escolas da Golegã, Azinhaga e Pombalinho, Câmara Municipal da Golegã e Agrotejo (União Agrícola Norte e Vale do Tejo),e apoio da Fundação C. Gulbenkian.

Graal

Ecoando com e para jovens que criam a diferença

Este livro foi criado no âmbito do Projeto ECO e destina-se a jovens.
É o testemunho de jovens que viveram uma experiência no seu próprio lugar de vida: o que é e o que foi o projeto ECO.

Graal

Aprendizagem pela conversa

Resumo do Workshop promovido pelo grupo Espiral, Graal de Coimbra, na Casa da Esquina, a 18 de Junho de 2016, onde se debate e reflete sobre "qual o ‘tom’ de uma espiritualidade Graal?" Foi realizado no âmbito do programa "Raízes, Chão e Horizontes - Círculos e Percursos de Literacia Criativa e Recíproca" (programa iniciado em 2012 no Centro do Graal na Golegã).

Graal

Encontro com o outro, trajetos de educação de jovens e adultos

Caderno produzido no Projeto " Encontro com o Outro: Afeto Inclusivo e Cidadania Ativa" do Movimento do GRAAL, realizado na Golegã, em parceria com o Agrupamento de Escolas da Golegã, Azinhaga e Pombalinho, Câmara Municipal da Golegã e Agrotejo (União Agrícola Norte e Vale do Tejo) inscreve-se nos objetivos do Programa Cidadania Ativa( EEA Grants e Fundação C. Gulbenkian).
Tendo como grupo-alvo os jovens da Golegã e concelhos limítrofes (estes últimos numa 2ª fase), o Projeto teve como objetivo principal a promoção de valores democráticos, de tolerância e de luta contra as discriminações entre o público juvenil – do 9º ao 12º ano – do Agrupamento de Escolas acima indicado, e envolvendo outros jovens da Golegã.
O Projeto emerge de uma auscultação e caracterização do contexto local com especial incidência nos problemas juvenis tal como foram enunciados pelos/as professores/as: violência na linguagem, ódio e intolerância, violência nas relações de género, ausência de um projeto de vida. Terá uma especial incidência nas questões do “afeto inclusivo” e “cidadania ativa” (incluindo “arte cidadã”) – conceitos teóricos a explorar a partir de um trabalho experimental e de reconceptualização -, através da introdução de ateliers de educação não-formal.
o Projeto utilizou uma metodologia de “aprendizagem pela conversa ” (potenciando o verbo “incluir”), já que é em relações de afeto que as pessoas aprendem como se podem relacionar de uma forma ética com a alteridade.
A produção deste caderno tem como finalidade a possibilidade de o modelo de formação proposto ser replicado em outras escolas do país mas, também em contextos internacionais onde o movimento do GRAAL está presente: outros países da Europa, com especial relevo para Holanda, nos PALOPs, Brasil, e em países africanos com especial relevo para a Uganda e a Africa do Sul. Simultaneamente as versões em inglês podem ser disponibilizados através de possíveis parcerias a realizar no âmbito do Programa Cidadania Ativa.

Graal

Echo: Encounter with the other educational paths with youngsters and adults

Caderno produzido no Projeto " Encontro com o Outro: Afeto Inclusivo e Cidadania Ativa" do Movimento do GRAAL, realizado na Golegã, em parceria com o Agrupamento de Escolas da Golegã, Azinhaga e Pombalinho, Câmara Municipal da Golegã e Agrotejo (União Agrícola Norte e Vale do Tejo) inscreve-se nos objetivos do Programa Cidadania Ativa( EEA Grants e Fundação C. Gulbenkian).
Tendo como grupo-alvo os jovens da Golegã e concelhos limítrofes (estes últimos numa 2ª fase), o Projeto teve como objetivo principal a promoção de valores democráticos, de tolerância e de luta contra as discriminações entre o público juvenil – do 9º ao 12º ano – do Agrupamento de Escolas acima indicado, e envolvendo outros jovens da Golegã.
O Projeto emerge de uma auscultação e caracterização do contexto local com especial incidência nos problemas juvenis tal como foram enunciados pelos/as professores/as: violência na linguagem, ódio e intolerância, violência nas relações de género, ausência de um projeto de vida. Terá uma especial incidência nas questões do “afeto inclusivo” e “cidadania ativa” (incluindo “arte cidadã”) – conceitos teóricos a explorar a partir de um trabalho experimental e de reconceptualização -, através da introdução de ateliers de educação não-formal.
o Projeto utilizou uma metodologia de “aprendizagem pela conversa ” (potenciando o verbo “incluir”), já que é em relações de afeto que as pessoas aprendem como se podem relacionar de uma forma ética com a alteridade.
A produção deste caderno tem como finalidade a possibilidade de o modelo de formação proposto ser replicado em outras escolas do país mas, também em contextos internacionais onde o movimento do GRAAL está presente: outros países da Europa, com especial relevo para Holanda, nos PALOPs, Brasil, e em países africanos com especial relevo para a Uganda e a Africa do Sul. Simultaneamente as versões em inglês podem ser disponibilizados através de possíveis parcerias a realizar no âmbito do Programa Cidadania Ativa.

Graal

Rede de mulheres 25 anos depois.

Com este artigo pretende-se, no âmbito do projeto "Rede de Mulheres 25 anos Depois", contribuir para o registo de uma experiência-piloto de trabalho em rede, feita por mulheres, no inicio dos anos 80, em Portugal. Este projeto é a primeira fase de um programa transnacional de investigação-acção sobre a liderança de mulheres.

Fundação Cuidar o Futuro