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Graal Koning, Marijke de Text With digital objects
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Grail Reader 1 (1967-1993)

Documento constituído por uma seleção de materiais (textos) usados para reflexão no Programa de Verão Internacional do Graal em Sigtuna, Suécia entre 16 e 21 de Julho de 1996.
Este documento foi publicado em 2011, ano em que o Movimento Graal celebrava o seu 90ª aniversário. Reflete a sua história e missão através da compilação de vários textos retirados de publicações do Graal internacional.

Graal

Aprendizagem pela conversa

Resumo do Workshop promovido pelo grupo Espiral, Graal de Coimbra, na Casa da Esquina, a 18 de Junho de 2016, onde se debate e reflete sobre "qual o ‘tom’ de uma espiritualidade Graal?" Foi realizado no âmbito do programa "Raízes, Chão e Horizontes - Círculos e Percursos de Literacia Criativa e Recíproca" (programa iniciado em 2012 no Centro do Graal na Golegã).

Graal

Encontro com o outro, trajetos de educação de jovens e adultos

Caderno produzido no Projeto " Encontro com o Outro: Afeto Inclusivo e Cidadania Ativa" do Movimento do GRAAL, realizado na Golegã, em parceria com o Agrupamento de Escolas da Golegã, Azinhaga e Pombalinho, Câmara Municipal da Golegã e Agrotejo (União Agrícola Norte e Vale do Tejo) inscreve-se nos objetivos do Programa Cidadania Ativa( EEA Grants e Fundação C. Gulbenkian).
Tendo como grupo-alvo os jovens da Golegã e concelhos limítrofes (estes últimos numa 2ª fase), o Projeto teve como objetivo principal a promoção de valores democráticos, de tolerância e de luta contra as discriminações entre o público juvenil – do 9º ao 12º ano – do Agrupamento de Escolas acima indicado, e envolvendo outros jovens da Golegã.
O Projeto emerge de uma auscultação e caracterização do contexto local com especial incidência nos problemas juvenis tal como foram enunciados pelos/as professores/as: violência na linguagem, ódio e intolerância, violência nas relações de género, ausência de um projeto de vida. Terá uma especial incidência nas questões do “afeto inclusivo” e “cidadania ativa” (incluindo “arte cidadã”) – conceitos teóricos a explorar a partir de um trabalho experimental e de reconceptualização -, através da introdução de ateliers de educação não-formal.
o Projeto utilizou uma metodologia de “aprendizagem pela conversa ” (potenciando o verbo “incluir”), já que é em relações de afeto que as pessoas aprendem como se podem relacionar de uma forma ética com a alteridade.
A produção deste caderno tem como finalidade a possibilidade de o modelo de formação proposto ser replicado em outras escolas do país mas, também em contextos internacionais onde o movimento do GRAAL está presente: outros países da Europa, com especial relevo para Holanda, nos PALOPs, Brasil, e em países africanos com especial relevo para a Uganda e a Africa do Sul. Simultaneamente as versões em inglês podem ser disponibilizados através de possíveis parcerias a realizar no âmbito do Programa Cidadania Ativa.

Graal

Echo: Encounter with the other educational paths with youngsters and adults

Caderno produzido no Projeto " Encontro com o Outro: Afeto Inclusivo e Cidadania Ativa" do Movimento do GRAAL, realizado na Golegã, em parceria com o Agrupamento de Escolas da Golegã, Azinhaga e Pombalinho, Câmara Municipal da Golegã e Agrotejo (União Agrícola Norte e Vale do Tejo) inscreve-se nos objetivos do Programa Cidadania Ativa( EEA Grants e Fundação C. Gulbenkian).
Tendo como grupo-alvo os jovens da Golegã e concelhos limítrofes (estes últimos numa 2ª fase), o Projeto teve como objetivo principal a promoção de valores democráticos, de tolerância e de luta contra as discriminações entre o público juvenil – do 9º ao 12º ano – do Agrupamento de Escolas acima indicado, e envolvendo outros jovens da Golegã.
O Projeto emerge de uma auscultação e caracterização do contexto local com especial incidência nos problemas juvenis tal como foram enunciados pelos/as professores/as: violência na linguagem, ódio e intolerância, violência nas relações de género, ausência de um projeto de vida. Terá uma especial incidência nas questões do “afeto inclusivo” e “cidadania ativa” (incluindo “arte cidadã”) – conceitos teóricos a explorar a partir de um trabalho experimental e de reconceptualização -, através da introdução de ateliers de educação não-formal.
o Projeto utilizou uma metodologia de “aprendizagem pela conversa ” (potenciando o verbo “incluir”), já que é em relações de afeto que as pessoas aprendem como se podem relacionar de uma forma ética com a alteridade.
A produção deste caderno tem como finalidade a possibilidade de o modelo de formação proposto ser replicado em outras escolas do país mas, também em contextos internacionais onde o movimento do GRAAL está presente: outros países da Europa, com especial relevo para Holanda, nos PALOPs, Brasil, e em países africanos com especial relevo para a Uganda e a Africa do Sul. Simultaneamente as versões em inglês podem ser disponibilizados através de possíveis parcerias a realizar no âmbito do Programa Cidadania Ativa.

Graal

Rede de mulheres 25 anos depois.

Com este artigo pretende-se, no âmbito do projeto "Rede de Mulheres 25 anos Depois", contribuir para o registo de uma experiência-piloto de trabalho em rede, feita por mulheres, no inicio dos anos 80, em Portugal. Este projeto é a primeira fase de um programa transnacional de investigação-acção sobre a liderança de mulheres.

Fundação Cuidar o Futuro